Muito se fala sobre “inovação”, mas você sabe o que é?

Muito se fala sobre “inovação”, mas você sabe o que é?

Inovação é a criação ou melhoria de processos, serviços ou produtos que gere um impacto real a uma empresa, seus consumidores e até à sociedade. Ela precisa ser capaz de transformar hábitos e comportamentos de trabalho ou de consumo. 

Essa mudança de comportamento vem de um resultado positivo, que é facilmente percebido pelas pessoas impactadas. Por isso, inovar não está diretamente relacionado com uma transformação “disruptiva”, e também por essa razão é possível que qualquer pessoa em uma organização seja um agente da inovação. 

Existem 3 graus de inovação: incremental, radical e disruptiva.

Inovação incremental e aquela que aprimora ou atualiza algo já existente. Ela representa uma melhoria contínua de baixa complexidade e não cria um mercado novo, e possui baixo risco para ser implementada. Esse é o caso de um site de implementa uma jornada de compra mais eficiente e interessante para o seu cliente. 

A inovação radical, por sua vez, cria algo novo. Esse é o caso do lançamento de um produto novo para a empresa e que provoca uma mudança na forma de percepção do mercado sobre uma marca, ou serviço/produto. 

A inovação radical se volta para impactos de longo prazo, envolve o deslocamento de produtos já existentes no mercado e a criação de categorias novas de produtos. Esse é o caso da invenção do Iphone pela Apple.  

Já a inovação disruptiva, como a palavra já diz, causa um rompimento no mercado pela criação de novos modelos de negócio e geralmente tem como alvo mercados antes negligenciados, ou mesmo a criação de um novo mercado consumidor. Esse impacto é tão relevante que acaba por mudar a forma como a maior parte das pessoas passa a consumir determinado produto ou serviço.

Esses é o caso da Netflix, que cria uma nova forma de acesso a conteúdos de mídia visual com um preço acessível. O que antes era uma pequena empresa voltada a um mercado nichado a amantes de cinema, através de um modelo inovador e de baixo custo seu modelo de negócio se tornou um novo padrão de mercado que forçou uma mudança drástica em toda a indústria de distribuição de cinema e televisão.

O cenário da inovação disruptiva geralmente apresenta três fatores:

  • Uma startup pequena substitui grandes empresas por seu novo modelo de negócio
  • Uma nova categoria de clientes antes negligenciados passam a ser atendidos
  • Uma nova tecnologia oferece uma vantagem competitiva muito grande à startup e os grandes players não são capazes de evitar seu avanço no mercado

Todas as formas de inovações são válidas e úteis para empresas. Enquanto inovações incrementais possuem baixo risco e maior facilidade para implementação, as demais geram oportunidades exponenciais que podem levar as empresas a novos patamares. 

A inovação possui papel essencial para a assegurar o desenvolvimento sustentável de uma organização, e gera novas oportunidades de negócio e maior independência de comportamentos de concorrentes.

Referências:
https://www.napratica.org.br/o-que-e-inovacao-disruptiva/
https://hbr.org/2015/12/what-is-disruptive-innovation
https://hbr.org/2018/04/what-40-years-of-research-reveals-about-the-difference-between-disruptive-and-radical-innovation
https://distrito.me/blog/inovacao-disruptiva-radical-e-incremental-qual-a-diferenca/#:~:text=Assim%2C%20a%20inova%C3%A7%C3%A3o%20disruptiva%20lida,ideias%20ou%20produtos%20completamente%20novos.

Lucas Magalhães

Lucas Magalhães
Legal Expert

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Para o que você precisar, um Apoema Hub

Por Lucas Magalhaes, Head de Aceleração Sempre que explico como atuamos no Apoema, gosto de começar dizendo o que não somos. Isso porque, quando começo