Para o que você precisar, um Apoema Hub

Por Lucas Magalhaes, Head de Aceleração

Sempre que explico como atuamos no Apoema, gosto de começar dizendo o que não somos. Isso porque, quando começo explicando que somos uma aceleradora vejo o semblante do meu ouvinte mudando para uma expressão de familiaridade com o que costumo chamar de “modelo Y Combinator”.

Caso você não conheça o Y Combinator, recomendo uma visita ao site oficial. Trata-se de uma das maiores aceleradoras do planeta, com um repositório de informação e conteúdo sensacionais, além de inúmeros cases de “unicórnios” acelerados por lá. É um verdadeiro sonho de qualquer founder de startup receber o carimbo de acelerada de uma instituição dessa notoriedade.

Nesse modelo de aceleração, são estabelecidos critérios bastante objetivos de seleção das startups, e as escolhidas são submetidas a rodadas de mentoria muito enriquecedoras e a um networking com outras empresas, investidores e parceiros interessados em construir e gerar negócios dentro do ecossistema.

Geralmente a startup passa alguns meses dentro desse ecossistema e, ao fim do processo de aceleração, espera-se que ela seja capaz de evoluir e seguir com o crescimento do seu negócio. Muitas vezes a própria aceleradora captura um percentual de equity em troca da aceleração, esperando um retorno desse investimento em um evento de liquidez.

Sem dúvida esse modelo tem seus resultados validados, uma vez que dele saíram negócios muito promissores como Quinto Andar, Uber, AirBnB, entre outras. Esse é um modelo que trabalha com números. Ao passo que algumas startups se toram “unicórnios”, a gigantesca maioria não se sustenta ao longo do caminho.

Então por que não adotamos esse modelo?

Entendemos que o Apoema pode ser um agente complementar a esse modelo, integrando oportunidades de naturezas diferentes e cuidando de cada ideia inovadora de uma forma única e artesanal. Daí vem o “hub” do “Apoema hub”.

Em um grande resumo, o Apoema é um Hub de geração de negócios para inovação. E queremos gerar negócios que de fato tragam valor aos stakeholders, sejam eles startups, investidores, grandes empresas, e quaisquer outras organizações interessadas em acessar o ecossistema. Isso só pode ser feito se cada oportunidade e cada negócio for compreendido em sua amplitude e tratado como algo único.

Daí vem a “boa dificuldade” em explicar o que o Apoema faz, porque ela muda conforme o ouvinte!

Para startups, somos uma aceleradora um pouco diferente. Nosso processo de aceleração envolve o aporte de capital intelectual de valor estratégico para a Acelerada, desenhado by design buscando um objetivo específico de maturação, através da coordenação de diferentes expertises trazidas pelo nossos venture partners. Se você quiser conhecer mais desse modelo, recomendo a leitura do nosso artigo.

Para investidores, somos um canal de seleção e acompanhamento de projetos. Temos parceiros em nosso ecossistema que recomendam startups com potencial para o nosso hub mas que podem ainda não estar prontas para um aporte, e combinamos nosso modelo de aceleração “Service as a Capital” para maturar a startup.

Para empresas, somos uma vertente de inovação aberta, possibilitando o acesso a startups B2B com potencial para elevar o nível de eficiência e competitividade no mercado. Podemos também auxiliar a empresa consolidada a construir um silo de inovação, para desenvolvimento de novos negócios 100% dentro de casa.

Para outras aceleradoras, somos um canal de complementariedade. Temos contato com aceleradoras com expertises, especialidades e alcance diferentes dos nossos. Podemos trocar recomendações de oportunidades, integrar esteiras de aceleração e até mesmo viabilizar investimentos.

Para negócios buscando investimentos, somos estruturadores. Auxiliamos startups e empresas “tradicionais” a entenderem quais são as suas necessidades para crescimento, como a entrada de capital externo pode concretizar esse processo e como construir uma estratégia que não impeça a busca por outros investimentos no futuro. Uma vez que esses pontos estão bem estabelecidos, apoiamos esse negócio na busca por investidores e auxiliamos na viabilização da operação.

Para outras entidades interessadas em trocar valor com o ecossistema, somos uma infraestrutura de aceleração. Trabalhamos juntos com sua organização para entender como a aceleração de startups pode gerar valor para o seu próprio ecossistema. A partir dessa visão, sua organização poderá contar com a infraestrutura de gestão de acelerações em um formato de parceria que gera valor a todos os envolvidos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a nossa atuação, conte com o Apoema Hub para o que precisar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes
Para o que você precisar, um Apoema Hub

Por Lucas Magalhaes, Head de Aceleração Sempre que explico como atuamos no Apoema, gosto de começar dizendo o que não somos. Isso porque, quando começo